sábado, 24 de outubro de 2009

Como surgiu o Linux

Fonte: pinguim

Como surgiu o Linux

Linux é um sistema operacional que foi desenvolvido com o objetivo de criar um sistema Unix-like que executasse em computadores pessoais(plataforma Intel) e que fosse 100% gartuito, ao contrário do que aconteceu em tempos passados com o Unix, quando o mesmo passou a ser comercializado.
Esse Sistema Operacional pode ser utilizado pr dois tipos de usuários: o Administrador de Sistemas de root, que detém os conhecimentos técnicos, e o usuário comum, que será o foco de estudo.
Para auxiliar o entendimento, será utilizado o kde, ou seja, uma interfac gráfica do Linux, que é semelhante ao Windows XP, usado para gerenciar arquivos, pastas e drivers; alterar papel de parede e proteção de tela, entre outras configurações.
É importante saber que esse sistema vem ocupando um espaço significativo em escolas, faculdades, órgãos públicos, empresas, etc., devido a sua viabilidade e facilidade de uso.
Existem dois tipos de sistemas operacionais: Proprietário e Livre.
Para utilizar o Sistema Operacional, de forma legal, é necessário que se tenha o licenciamento de sua utilização, assim como o Windows. Já o Sistema Operacional Livre pode ser licenciado ou não.
O Linux é um Sistema Operacional Livre devido à liberdade do usuário de executar, copiar, distribuir, estudar e modificar o programa.
O Linux foi originalmente desenvolvido como passatempo de Linus Torvalds, em meados de 1991, quando cursava a faculdade de Computação na Finlândia. Linus queria um Sistema Operacional que fosse semelhante a um Unix, com todas as suas funcionalidades e, ainda, que pudesse ser utilizado num PC.
A partir dessa idéia, Linus começou a trabalhar no projeto que seria o futuro Kermel(núcleo do Sistema Operacional) que, hoje, é chamado de Linux.

2 comentários:

  1. Oi Rosi,

    Pelo visto vc está mesmo por dentro de Linux. Eu ainda não domino bem, mas nao sou multiplicadora do curso, sou coordenadora do PROINFO em meu municípo, o que não quer dizer que eu não esteja deslumbrada com o Linux e querendo "desvendá-lo". Vou até colocar no meu PC.
    Abraços,

    Rita Barroso

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosi,

    Legal saber que você se interessou sobre a origem do Linux! Para conhecer mais, procure na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org) sobre Linux.

    Abraços,

    Marcelo

    ResponderExcluir